Manifesto Anti-Sapo

Esta entrada foi postada ontem pelo Alexandre Bettencourt no seu Wrestling Traduzido:
Como a grande maioria de vocês, e todos os que sejam fãs da WWE, devem saber, a WWE tem agora um site em português ao abrigo do famoso portal e motor de busca Sapo, criado na Universidade de Aveiro.

SITUAÇÃO:

O conceito, ainda que na sua infância, é promissor, e por certo que será extremamente útil para os mais pequeninos, e todos aqueles que tenham dificuldade com a língua inglesa, de forma a que possam acompanhar na nossa língua todos os desenvolvimentos das histórias, biografias e factos interessantes acerca das suas estrelas favoritas, para consultar espectáculos e ver os desenvolvimentos da preparação da próxima WrestleMania (que marcará o seu 25º Aniversário para o ano) etc, etc.

O problema é que, uma larga percentagem dos fãs de WWE não só já estão familiarizados com a língua inglesa, como também preferem acompanhar o produto na sua língua-mãe, e todos os seus sub-produtos na mesma língua, o inglês.

É aqui que um enorme problema se coloca, que entra directamente em conflito com o conceito "obrigatório" do WWE.com em português. Realmente soa tudo muito bem, e dá inclusivamente a noção que a WWE está a crescer tanto, que até nos brindou com um site na língua de Camões. Mas na prática, não funciona assim.

Através de frustrações de vários utilizadores exprimidas em fóruns, e inclusivamente através de mails escritos directamente a mim em tom de desabafo, nota-se que este, é um "fenómeno" que não está a pegar nada. Bem pelo contrário.

A ideia de nos ser imposta uma versão obrigatoriamente portuguesa do WWE.com - sem qualquer recurso à versão original, devido a um bloqueio geográfico na identificação de IPs - não só é pouco prática, como está completamente fora de tacto com aquilo que os fãs da WWE gostam: a WWE em inglês.

Apoio até que haja uma versão portuguesa do site, como opção, mas este tipo de imposição, para mim (fã) e para muitos outros fãs portugueses de WWE que apoiam o seu produto, e que devem ter direito a ler e ver no no WWE.com o que nos prometem na programação, tais como rubricas como o "Dirt Sheet", "Word Up", "Matt Striker's Classroom", artigos, vídeos e destaques exclusivos à página-mãe, não só não faz qualquer sentido, como não é opção.

E já agora, se o Sapo decide adquirir uma boa percentagem dos direitos WWE (por aquela que, segundo me consta, foi uma boa maquia), e decide incluir na sua estratégia substituir o WWE.com pelo WWE.pt, ao menos que não só acompanhe a "realidade Radical" sem estar a revelar hoje o que vai acontecer daqui a três semanas, como também constitua mais o site na sua versão portuguesa, sem desfalcar os fãs. Gato por lebre, não dá.

OBJECTIVO:

Este manifesto não se destina a pedir a erradicação do site da WWE em português, mas simplesmente de colocá-lo como segunda opção não obrigatória para todos os internautas que fomentaram o fenómeno WWE nos últimos cinco anos, e que têm sido, maioritariamente, fãs leais que dão sustento ao produto nas suas vertentes de programação, espectáculos, merchandise, entre outros. Na qualidade daqueles que mantêm os programas no ar, e que acabam por fomentar que iniciativas destas tomem lugar, é o mínimo que podem - por direito - exigir.

PROPOSTA:

Se estão de igual forma descontentes com esta situação, mandem os vossos mails para info@mail.sapo.pt a exprimir o vosso descontentamento, e mandem, separadamente, uma cópia para o meu mail, wrestling.traduzido@gmail.com com o tópico "WWE.PT".

Não se esqueçam que foi com uma enorme manifestação da vossa parte que a WWE pôde chegar à nossa televisão há cinco anos. E mais: no que me toca, asseguro-vos que os mails serão lidos por quem de influência, desempenhando um papel útil na solução deste problema que não deixa de ter o seu quê de bastante desagradável.


Abaixo assinado,
Alexandre Bettencourt


Actualização (14:04)
A vossa participação tem sido boa e já recebi quase duas dezenas de mails reencaminhados com as vossas opiniões. Continuem, porque já basta vivermos num país em que ocorrem problemas e as pessoas simplesmente se acomodam e se conformam, por mais que os mesmos as incomodem, e as situações não mudam sozinhas.

Mas faço-vos apenas o pequeno pedido de não copiarem o meu texto como vossa opinião, porque desse modo não terá qualquer peso, e parecerá apenas repetitivo. Digam de vossa justiça e de vossa opinião, que é o que importa.

Apelamos a todos os nossos visitantes que mostrem ao Sapo o vosso desagrado por esta situação.

Quantos mais mostrarem que estão descontentes, maior será o impacto e, talvez, maior seja a rapidez com que o problema seja resolvido.

Obrigado pela atenção.

4 comentários: Leave Your Comments

  1. epa, sinceramente que país e este...pelo k percebi o sapo quer visitas ao wwe.pt, pois bem eu ate custumava la ir, mas isto foi demais...n da pa aceder ao site "original", porque???k vergonha

    ResponderEliminar
  2. Quem usa firefox pode usar o adblock para bloquear o reenvio para o wwe.pt. Basta adicionar o seguinte filto:
    *http://ad.doubleclick.net/click

    Pelo menos comigo resultou :)

    ResponderEliminar
  3. Isto é uma vergonha. Vou já enviar o meu mail de descontentamento...mas eu vivo em Portugal e tenho liberdade de ir onde quero, ou vivo num regime ditatorial onde tudo é imposto? Ah pois é senhores da sapo...

    ResponderEliminar
  4. Grande resposta que obtive da Sapo.....

    ___________________________________

    Bom dia,

    Informo que ao aceder ao site http://www.wwe.com, o mesmo é encaminhado automaticamente para a versão portuguesa, uma vez que ao aceder ao site oficial do WWE, através do Endereço de IP de ligação que é de Portugal, é automaticamente encaminhado para página portuguesa no SAPO.

    Sempre disponivel,

    ResponderEliminar

Não é permitida publicidade a outros blogs/sites. Todos os comentários que contiverem publicidade serão apagados sem aviso.

A tolerância de "avacalhamento" é zero e todo o comentário que se encaixar nesta "categoria" é apagado sem contemplações.

Todo e qualquer comentário que seja insultuoso ou em tom jocoso para com algum membro do blog ou para qualquer outro visitante deste blog, será apagado sem aviso.

+