A NJPW criou uma enorme polémica e um grande desconforto no mundo do pro wrestling após o uso de símbolos nazi num cartaz de sua autoria, como se pode verificar.
A controvérsia foi de tal ordem, que Bob Trobich, Director Executivo da NWA viu-se obrigado a emitir um comunicado, repudiando e condenando o uso de tais símbolos, assim como a pedir desculpas a todos os fãs. Entretanto, a NJPW alterou o cartaz.
A controvérsia foi de tal ordem, que Bob Trobich, Director Executivo da NWA viu-se obrigado a emitir um comunicado, repudiando e condenando o uso de tais símbolos, assim como a pedir desculpas a todos os fãs. Entretanto, a NJPW alterou o cartaz.
Fonte: Gerweck
E por acaso estava altamente :/
ResponderEliminarNo mundo do wrestling... fora do Japão. No Japão ninguém ligou nenhuma.
ResponderEliminarE sim, o cartaz estava em grande, como 90% dos cartazes que a companhia tem.
E ainda não sei porque é que a New Japan cedeu ás pressões da NWA, considerando que a NJPW sozinha é maior que todo o resto da NWA.
Altamente!!! No mínimo, lamentável!!!
ResponderEliminarGrande poster e viva a liberdade de expressao...
ResponderEliminarFaz lembrar o filme Battle Royale
ResponderEliminarEra 1 grupo de estudantes que eram forçados a matars uns aos outros
era muto polémico mas toda a gente sabe que aquilo foi 1 adaptação numa novela
Aqui está o que poucos entendem. A diferença entre liberdade de expressão e bom senso!!!
ResponderEliminarVamos lá ver uma coisa.
ResponderEliminarQual é o símbolo Nazi no poster? A dita suástica? Acho que não. Reparem bem no sentido. A suástica nazi orientava da direita para a esquerda. Esta orienta da esquerda para a direita.
Em tradições orientais esse símbolo é o do Nirvana. Evolução espíritual. É o oposto da suástica nazi.
"Aqui está o que poucos entendem. A diferença entre liberdade de expressão e bom senso!!!"
ResponderEliminarPorquê bom senso?eu nao sou nem ando perto de ser um nazi mas coisas que me chocam sao boicotes a simbolos so por conataçao negativa no passado,tal como na minha faculdade que vi um cartaz que exige a extinçao do partido fascista portugues.Ate parece que alguem pode definir o que e o bom senso para os outros...e chamam depois fascistas aos outros lol...deixem-nos tar q sao inergumos,grunhos,imbecis sem miolos e nao incomodam ninguem..e como ja foi dito,o simbolo e invertido,nao vejo qual o mal de o usar e mesmo q fosse uma suastica,ha alguma preocupaçao?incomoda alguem?ah e tal sou judeu,o meu avo morreu la...tb nao gosto de franceses que roubaram e pilharam os tesouros de portugal e nao vejo boicotes a bandeira e simbolos franceses...tb n se usa mais a estrela de David visto judeus ja terem morto milhoes de palestinianos...Ganhem juizo e deixem as pessoas fazerem o q bem entenderem!
Qual foi o momento que impulsionou a carreira do JBL? Ele a imitar a saudação ao Hitler no House Show na Alemanha... Controvérsia cria Fama e Dinheiro, embora às vezes de maneiras reprovaveis...
ResponderEliminarO simbolo nazi é o das SS que está em baixo. A New Japan usou esse simbolo porque o estilo da companhia (vulgo "Strong Style") também tem a mesma sigla.
ResponderEliminarA suástica invertida foi só para o "estilo".
De qualquer maneira, isto é um cartaz que, fora quem visitasse a página da New Japan, é exclusivo para o Japão. No Japão tudo o que diz respeito ao nazismo é, praticamente, indiferente. Eles olham para aquilo e dizem "Yeah, fixe!" Não dizem "Nazis! Ide cos porcos!".
É preciso vermos que temos duas culturas distintas. Se a New Japan quisesse mesmo ser ofensiva colocava a estrela ou a foice ;)
O cartaz está excelente, é uma pena esta situação.
ResponderEliminarO problema disto está em haver pessoas que parece que a sua única ocupação consiste em ofender-se com coisas controversas. Os símbolos nazis (assim como de qualquer outra coisa negativa) só deveriam ser ofensivos, se usados numa situação que potenciasse isso. Neste caso, é apenas usado numa manifestação artística, não serve para provocar ninguém. Além de que o público alvo para quem foi criado não tem nenhuma razão para se sentir ofendido. Enfim, é um daqueles casos em que a dita moral e os bons costumes se sobrepõem à livre expressão.